Qual é a melhor plataforma de E-commerce? Veja os diferenciais [ATUALIZADO 2021]

Qual é a melhor plataforma de E-commerce? Veja os diferenciais [ATUALIZADO 2021]

Fizemos uma lista mostrando os pontos fortes, fracos e os preços, planos e custos das plataformas presentes no Brasil, Atualização 2020.

Existem várias plataformas de e-commerce, e não há uma única resposta para a pergunta: Qual é a melhor plataforma de loja virtual no Brasil? 

A escolha da plataforma deve ser feita de acordo com o seu perfil, verificando quais são os pontos relevantes para o seu negócio, se existem integrações para os sistemas e pagamentos que você utiliza, entre outros tópicos.

Fizemos alguns comentários a respeito das principais plataformas existentes hoje no mercado brasileiro.

Tray

Pontos Fortes – É uma das plataformas de entrada mais completas e seguras, e também pode atender a médios e grandes lojistas. Atua no mercado há um bom tempo, tem um código seguro e uma equipe madura e experiente por trás. Tem mais liberdade para execução de técnicas de SEO, permitindo assim uma melhor relevância nos sites de busca, assim como de funcionalidades. Seu código e painel é muito bem organizado elogiado por nossa equipe técnica. Oferece também 1 ano de domínio grátis, mas geralmente não recomendamos contratar domínio vinculado à plataformas. Tem Lista de Casamento, Compre Junto, Brinde, Fidelização de pontos, Multiendereços, integração com Market Places, etc. A plataforma também possui uma opção de plano Corporativo, onde comporta opções para B2B (Atacado), entre outras funções mais avançadas. É um dos melhores custos x benefícios do mercado, principalmente para pequenos lojistas que já querem iniciar em uma plataforma que possam lhe atender no longo prazo.

Pontos Fracos: As vezes, a plataforma apresenta certa lentidão para atualizar o cache de atualizações feitas em seu código, o que pode gerar transtornos temporários para o lojista e clientes. Outro ponto é que os filtros de categorias precisam ser contratados no plano corporativo.

Indicado para: Pequenos e médios lojistas.

Veja a análise que fizemos dessa plataforma, leia em: Plataforma Tray é boa? Conheça mais sobre essa plataforma de e-commerce

Planos e preços da plataforma: A partir de R$49,90, veja todos os valores em https://www.tray.com.br/planos-precos/

Plano Corporativo: R$ 1.300,00 mensais ou 2,10% do faturamento.

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Loja Integrada

Pontos Fortes: É a plataforma mais popular do Brasil, oficialmente falando, e possui o painel gerencial mais fácil e intuitivo do mercado. Foi adquirida pela VTEX, em 2013, devido ao seu grande e rápido crescimento. Possui a mais completa loja de Temas (Integrando.se), possibilitando assim que o lojista adquira temas profissionais a partir de R$ 199,00, e outros serviços. Possui plano Gratuito ilimitado, loja de aplicativos e integrador de Marketplaces. Indicado para lojistas iniciantes, ou mesmo para quem está iniciando em plataformas alugadas (Saas).

Pontos Fracos: A plataforma, apesar das qualidades, é limitada com relação à recursos mais avançados. Não é, portanto, recomendada para lojistas que possuem fortes concorrentes no mercado, ou que já pensam em estruturar uma operação mediana a médio prazo. Também tem um índice negativo de instabilidades recorrentes no passado, por conta da grande quantidade de lojas criadas. Também deixa a desejar no suporte (somente via Chat, e sem previsão de retorno).

Indicado para: Micros e pequenos lojistas iniciantes, que possuem sua pequena operação, ou mesmo para médias estruturas que querem validar o seu nicho na internet.

Planos e preços da plataforma: https://lojaintegrada.com.br/planos/

 

E-Com Club

Pontos Fortes: É a plataforma mais nova entre as mencionadas aqui. Inicialmente veio para concorrer com a Loja Integrada, atendendo as principais necessidades identificadas pelos clientes da concorrente. Possui mais liberdade de implementação de layout, mais funcionalidades, e promete um suporte melhor e mais personalizado, o que de fato vem acontecendo. Empresa gerenciada por uma equipe jovem e com sede de evoluir constantemente com os feedbacks do mercado.

Pontos Fracos: Como a plataforma é relativamente nova, ainda é cedo para botar a mão no fogo por ela, ou seja, ainda não há histórico suficiente se é uma plataforma segura, com boa estabilidade, etc. Até o momento não apresentou problemas.

Indicado para: Micros e pequenos lojistas iniciantes, que possuem sua pequena operação, ou mesmo para médias estruturas que querem validar o seu nicho na internet.

Planos e preços da plataforma: https://www.e-com.club/planos/

 

Signashop

Pontos Fortes: A plataforma é construída na base Magento, porém trabalha com o modelo Saas (Software as a Service), assim como seus concorrentes. Trata-se de uma plataforma com muitas funcionalidades, comportando desde um perfil iniciante até de médias e grandes lojas. Tem um bom suporte e segurança de estabilidade, além de ser a plataforma mais rápida para atualização de cache, ou seja, de alterações executadas em seu painel. Também atende aos lojistas que já querem iniciar em uma plataforma que possa lhes atender futuramente, caso haja crescimento, pois suas opções são bem variadas, tanto para micros e grandes lojistas. Há opções para B2B/B2C.

Pontos Fracos: Dependendo da quantidade de produtos e pageviews, a plataforma pode se tornar cara á longo prazo, se comparado a plataformas mais avançadas. Por ser uma plataforma avançada, exige alta dedicação do lojista para aprender a gerenciá-la.

Indicado para: Pequenos e médios lojistas.

Planos e preços da plataforma: https://www.signashop.com.br/planos-e-precos

 

Nuvemshop

Com mais de 50 mil lojas ativas, a Nuvemshop é considerada a plataforma líder no comércio digital da América Latina. Sua tecnologia é ideal para empresas que buscam aumentar suas receitas através da internet.

Pontos fortes: disponibilidade de +30 opções de layouts customizáveis, estabilidade da plataforma (servidores Amazon que garantem 99,99% do tempo online), aplicativo para dispositivos móveis e associação com outros canais de vendas, como Instagram Shopping e Facebook Store.

Pontos fracos: a Nuvemshop oferece suporte apenas por e-mail. O atendimento com gerente dedicado à conta está disponível somente para planos avançados. Além disso, a plataforma não exibe a loja virtual em múltiplos idiomas nos planos de entrada.

Indicado para: PMEs e grandes marcas através do plano Nuvemshop Empresarial

Planos e preços da plataforma: A partir de R$49,90, veja os planos e preços https://www.nuvemshop.com.br/planos-e-precos

 

Jet Commerce – JET NEO

Pontos Fortes: Plataforma sólida, construída com base em mais de 18 anos de experiência em e-commerce. Desponta como o melhor custo x benefício para operações de pequeno e médio porte.  Possui total possibilidade de customização, e o painel é bem mais completo se comparado a outras plataformas de entrada. Tem um ótimo conjunto de funcionalidades omnichannel. A estrutura inicial de SEO é muito boa. A estabilidade da plataforma também é um ponto forte dessa plataforma.

Pontos Fracos: Por ser uma plataforma ainda recente, a plataforma ainda carece de algumas integrações, mas que já devem estar disponíveis em um futuro próximo.

Indicado para: Pequenos e médios lojistas iniciantes ou intermediários, que já possuem alguma operação na internet.

Planos e preços da plataforma: A partir de R$499,00 + 2% para vendas normais / 1% para vendas em marketplaces

 

VTEX

Pontos Fortes: A VTEX é considerada a melhor plataforma da América Latina, e uma das melhores plataformas do mundo. Em 2017, entrou na lista das principais empresas de tecnologia da América Latina, sendo assim a única plataforma a figurar. Adquiriu outras empresas, como Loja Integrada, Xtech e Integrando.se. Tem uma grande força de Marketing e uma grande equipe de tecnologia, possuindo assim um dos códigos mais bem desenvolvidos para conversão em vendas e indexação. Integra diretamente com os principais Market Places do mercado, possui o Smart Checkout, e trabalha no modelo CPA (Custo por aquisição). Há opções para B2B/B2C, multiloja, e mais dezenas de funcionalidades desenvolvidas por todos os parceiros.

Pontos Fracos: Suporte. Basicamente o lojista depende das agências parceiras para tirar dúvidas sobre configuração. É a plataforma mais complexa da lista e com o maior número de funcionalidades, exigindo assim muita dedicação e treinamento para o seu gerenciamento. Também apresenta demora e lentidão para atualização no Front-End.

Indicado para: Médios e grandes lojistas, que querem liderar o mercado e atingir faturamentos milionários.

Planos e preços da plataforma: https://vtex.com/br-pt/precos/

 

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Rakuten

Pontos Fortes:  A Rakuten é um conglomerado tecnológico japonês que oferece diversos serviços, entre elas a plataforma de E-Commerce. Em 2017, a empresa assinou contrato de patrocínio master do Barcelona, mostrando assim o tamanho de seu alcance e faturamento. Para concorrer com a VTEX, a empresa apresenta um modelo de cobrança sem custos de mensalidades para a versão Rakuten Genesis, cobrando somente via porcentagem de vendas (6.99%), o que acaba à longo prazo sendo mais vantajoso para o lojista. Também oferece um dos melhores suportes entre todas as plataformas aqui listadas. Apresenta uma maior proximidade para ouvir as necessidades mais exclusivas dos lojistas, e assim executá-las.

Pontos Fracos:  A plataforma está ganhando forças para bater de frente com a VTEX, porém ainda é inferior em recursos, evolução e tecnologia. A implantação do layout é a mais difícil, encarecendo assim mais os custos mínimos de programação.

Indicado para: Médios e grandes lojistas, que querem liderar o mercado e atingir faturamentos milionários.

Planos e preços da plataforma: 6,99% do faturamento, sem mensalidades.

Atualização: A Rakuten foi vendida para o grupo Gencomm, que pediu recuperação judicial em 2020, sendo assim, deixamos de recomendar a plataforma para novos usuários.

 

Xtech Commerce

Pontos Fortes: Em comparação com a Loja Integrada, por exemplo, possui mais liberdade de implementação de layout, de código, e também conta com mais recursos disponíveis, como Compre Junto, Ferramentas de SEO, etc. O atendimento é mais ágil e o seu CEO costuma interagir mais com os lojistas. A plataforma possui Blog Integrado e Landing Page integrada. Indicado para lojistas iniciantes ou médias operações, ou mesmo para quem está iniciando em plataformas alugadas (Saas). A plataforma cresceu muito no último ano, e também foi adquirida pela VTEX, em 2017, possui a loja de Temas da Integrando.se, com temas a partir de R$ 499,00. Sua atualização de cache é praticamente instantânea. Também é possível integrar as vendas com Marketplaces.

Pontos Fracos: A plataforma já enfrentou no passado problemas sérios de instabilidade em uma Black Friday, mas se superaram e até o momento não apresentou mais problemas. Também há alguns problemas de indexação, e o sistema de busca poderia ser mais inteligente.

Indicado para: Micros e pequenos lojistas iniciantes/intermediários, que possuem sua pequena operação, ou mesmo para médias estruturas que querem validar o seu nicho na internet.

Planos e preços da plataforma:  Não é mais comercializada

Atualização: A xtech, que havia sido incorporada pela vtex em 2017, deixou de ser comercializada em janeiro de 2020 e os clientes foram recomendados a migrar para a Loja Integrada.

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