A importância das cores no e-commerce

A importância das cores no e-commerce

É provado cientificamente que as cores provocam sensações e influenciam na compra, além de identificar uma marca. O site Kissmetrics desenvolveu uma pesquisa e divulgou um infográfico com informações sobre este poder de influência das cores na hora da compra on-line.

Além das cores outros fatores são analisados, como a conveniência e os sons. As palavras também evocam emoções e podem fazer a diferença numa venda, como “Liquidação” na vitrine de uma loja ou “garantido” no selo de uma roupa, por exemplo. O design de uma loja ou principalmente de um site e a sua construção podem passar credibilidade ou não para o cliente no momento da compra, assim como a velocidade desta página da Web.

– O amarelo causa otimismo, alegria. É indicado para o público infantil e jovem.

– O vermelho causa o aumento dos batimentos cardíacos e provoca sensação de urgência. É utilizado para liquidações e lojas de fast food.

– O azul provoca sensação de confiança e credibilidade e é usado por bancos, universidades…

– O verde tranquiliza e é a cor melhor processada pelos olhos.

– O laranja é uma cor de grande impacto e provoca repostas imediatas ao invés de apenas gerar memorização.

– O preto remete ao luxo e é utilizado para este tipo de segmento.

– Tons de roxo e lilás são utilizados pela indústria de cosméticos, pois acalmam e tranquilizam.

Combinações de cores também podem provocar sensações. Por exemplo: vermelho, laranja e amarelo combinados aguçam o sentido do paladar, podendo provocar sensação de fome; preto + laranja + azul provocam compras compulsivas; azul + verde atraem compradores de orçamento fixo como lojas de departamentos, por exemplo; rosa ou pink + azul atraem compras tradicionais, como roupas.

Vale ressaltar que a interpretação das sensações que as cores provocam pode mudar de acordo com a cultura.

Dados do infográfico:

 

Deixe o seu comentário

Quer falar com um de nossos especialistas e entender melhor o que fazemos e como podemos ajudá-lo a transformar o seu negócio? Então marque uma reunião sem compromisso e descubra como aumentar seus resultados.