7 passos para criar uma estratégia consistente de SEO

7 passos para criar uma estratégia consistente de SEO

Se você nunca ouviu falar de SEO, podemos definir SEO como uma série de técnicas aplicadas para posicionar o seu site nas primeiras posições dos buscadores (google, bing, yahoo, etc) buscando aumentar o tráfego para o seu site, e consequentemente aumentar as conversões.

Essas técnicas podem ser aplicadas das mais variadas formas, e por isso, não há uma estratégia perfeita que se adapte a todos os casos, então, vamos listar alguns passos para que você consiga definir a sua estratégia ideal de SEO.

Otimizações Gerais on-page

Antes de iniciar qualquer estratégia de SEO externa, é necessário garantir que a parte interna do seu site já possui de organização de código, servidor, e conteúdos básicos.

Você pode utilizar uma ferramenta como a Woorank para fazer essa verificação.

A ferramenta irá indicar itens que necessitarão de correção, e outros itens que podem ser melhorados. Seu desenvolvedor pode auxiliar nessa etapa.

Faça uma lista de keywords

Com o auxílio do Google Keyword Tool, você pode obter uma lista de palavras-chave correspondentes (ou relacionadas) ao seu negócio, e entender melhor como o seu público busca o seu produto ou serviço.

Essas keywords são parte fundamental de qualquer estratégia de SEO.

Nessa etapa, é necessário fazer uma triagem das palavras-chave que realmente façam sentido para o seu produto ou serviço.

Utilize essas keywords no seu site

Depois de fazer sua lista de keywords, é hora de utilizar elas no site. Para isto você deve criar conteúdos nos quais essa keyword esteja inserida dentro do contexto da página, neste ponto, podem ser utilizadas páginas de categoria, coleção, produtos ou podem ser criadas landing pages com o foco de utilização voltados para essa keyword.

É importante que essas novas páginas sejam acessíveis e uteis para o usuário normal do seu site (que elas não sejam criadas exclusivamente para o google ou outros buscadores).

Crie um blog

Para auxiliar no ponto anterior, você pode criar um blog e criar conteúdos de assuntos relacionados ao seu negócio e que sejam relevantes para o seu cliente, sempre lembrando de inserir as keywords (de forma natural e orgânica) dentro desses conteúdos.

Esses conteúdos podem ser artigos, notícias, reviews, entrevistas, vídeos, e outros assuntos que possam ajudar o seu cliente.

Também é interessante utilizar seu blog como uma forma de compartilhar conhecimento com o seu cliente tanto nos casos em que ele necessite de maiores informações sobre o seu produto para efetuar a compra, quanto para manter-se informado sobre o que acontece em seu mercado.

Submeta seu sitemap para o Google

O Google disponibiliza uma ferramenta que ajuda no trabalho de SEO, chamada de Google Search Console (anteriormente chamada de Google Webmasters Tool), nela você pode obter relatórios de keywords de entrada no seu site, avisos sobre segurança e rastreabilidade do seu site, além de disponibilizar a ferramenta de submissão de sitemap.

Pelo sitemap enviado, o google será informado do que você quer que ele coloque no ranking, após isso você pode acompanhar o relatório de indexação desses links enviados.

Caso sua plataforma não tenha um sitemap pronto para ser fornecido, você pode utilizar ferramentas como o XML Sitemap Generator.

Construa uma reputação com o Google

Agora que você já concluiu todas as etapas que foram dedicadas ao que você poderia fazer dentro do site, é hora de começar a trabalhar a parte externa do seu site.

A melhor forma de construir uma reputação com o google é utilizando táticas de link building, que significa de forma simplificada: conseguir links apontando para o seu site. Este é um fator extremamente importante para o bom posicionamento do seu site no Google.

De maneira muito simplificada, o Google entende que quanto mais sites e lugares apontando para o seu site, mais relevante ele é.

Como parte da estratégia para conseguir estes links, você pode utilizar de:

Trocas de links com sites e negócios parceiros

Se você possui parceiros que ofereçam serviços ou produtos complementares aos seus, pode ser interessante tentar negociar uma troca de recomendações dentro dos seus sites.

Compartilhamentos

Faça postagens no seu blog e compartilhe nas redes sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, etc), quanto mais compartilhamentos de pessoas diferentes, melhor.

Artigos escritos no Linkedin

Uma outra forma de abordar o público é utilizar do linkedin blogs, linkando o seu site dentro do artigo.

Escrever para outros blogs e sites

Muitos sites aceitam abertamente artigos escritos por visitantes (guest-posts), outros não divulgam isso claramente, porém, todos os veículos com certeza estarão abertos a receber e publicar conteúdos que sejam relevantes para o público e que sejam bem escritos.

Participe de postagens e discussões referentes ao seu mercado

Você pode participar de fóruns e sites que disponibilizem uma área de comentários, para além de se posicionar, divulgar também o seu site.

Considere contratar blogueiros e jornalistas

Quando você contrata um blogueiro ou um jornalista para fazer um publieditorial ou um review de um produto seu, você pode solicitar que ele indique o seu site para os leitores, essa é uma ótima forma de conseguir links fortes e relevantes para o seu site.

Crie conteúdos replicáveis

Essa forma é a mais trabalhosa, porém também é a mais efetiva. Você pode dedicar um tempo para criar conteúdos (como infográficos, vídeos, estudos, pesquisas, etc) que abordem os temas de forma completa, e que tenham relevância para determinado público dentro do seu mercado, e autorizar a divulgação deste material em outros sites e blogs desde que seja citada a fonte (seu site), com isso, cada site em que o seu material for divulgado, será potencialmente um link a mais para o seu site.

Métricas e Acompanhamento

Agora que você já concluiu os passos anteriores, seu site começará a apresentar algum resultado em pouco tempo, então é hora de acompanhar o desempenho dele.

Essa é uma das etapas mais importantes da estratégia de SEO. O acompanhamento das métricas para verificar o que está funcionando para o seu site, e o que pode ser melhorado.

Além do Google Search Console, você pode utilizar outra ferramenta do Google, que é o Google Analytics para acompanhar o desempenho do seu site.

Separe um tempo todo os meses para analisar o seu relatório de desempenho do Google Analytics (não só pelo SEO), e verifique se os resultados alcançados estão sendo satisfatórios e onde está ocorrendo o gargalo, se necessário revisite os passos acima.

Dica de Ouro: Nunca faça algo pensando exclusivamente no Google, sem que isso seja, de fato, importante para o seu cliente, o Google pode entender isso como uma tentativa de manipulação e punir o seu site com a perda de posições.

Deixe o seu comentário

Quer falar com um de nossos especialistas e entender melhor o que fazemos e como podemos ajudá-lo a transformar o seu negócio? Então marque uma reunião sem compromisso e descubra como aumentar seus resultados.